sexta-feira, 29 de novembro de 2013

28-11-2013 - Oficina dos Impacientes - arte Terapia

VALDIR ( Musico, artista, filosofo)  Coordena um grupo de usuários  usando a terapia da musica, da fala. Estes mesmos usuários  com vários transtornos mentais. As experiências que sentimos causou varias emoções entre nos como, leveza, paz interior, busca por aprendizado, alegria, voltamos a ser criança, ficamos a vontade (desinibidos). Fomos muito recebidos pelos profissionais e usuários , usamos os instrumentos e cantamos e expressamos sons que sai do LUPPER.






A  TARDE

SEMINARIO DO ARUCI
PARTICIPACAO NA PESQUISA MESA REDONDA COM  O COMITE CIDADAO DO BRASIL.

 Comite  Para-choque- Foi debatido  sobre a abolição do eletrochoque, a curto e a médio prazo. Teve um relato de um usuário  falando do efeitos desse tratamento. Esse tratamento  e usado muito em pessoas idosas  e vulneráveis, causa sequelas irreparáveis como, perda de memoria, dentes quebrados, perdeu sua própria dignidade.  So uma pequena parte dos psiquiatras que recomendam o eletrochoque. A associação de hospitais financiam os choques elétricos.  Outra usuária destacou que após perder a memoria demorou vinte e cinco anos para recupera-la e tirar seu diploma universitário.

Isabelle (Sociologa- Tese de doutorado)  Questionamento Inicial, participação  dos sujeitos em saúde  no Brasil-Quebec são sistemas diferentes. Campinas tem o maior numero de CAPS 3. Democratização Brasileira dos meios sociais, exploração em estabelecer métodos específicos. Tendo o direito dos pacientes e pessoas serem atores apresentados na politica.

Paula (Psicologa - Tese de doutorado)  Metodologia e pensar a pesquisa com pessoas, discursos, com a paisagem que nos construímos, construindo narrativas, objetos centrais são  associações, que são muito vinculadas com o serviço.  Desafios, internação por vontade própria. Perguntas que ela fez, O que se faz diante de uma crise.  A dimensão de mentalidade. A relação da loucura. O que a reforma fez. Será  que existe um espaço alternativo politico.



APRSENTACAO DO COMITE CIDADAO DO BRASIL

Projeto do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de Campinas

Temas apresentados,

A Voz dos usuários,  GAM (Construindo Grupos) Impacto da cidadania e GUSM   e Ajuda Mutua.

Beth Sabino (RJ) A Voz dos usuários, Apresentei os objetivos, os temas e expliquei com funciona na pratica.

Sandra e Paulo (RS) GAM e Impacto e cidadania, Com os grupos GAM nos conseguimos mais autonomia e  qualidade de vida para debater nossa medicação. Impactos e objetivos realização de grupos GAM coordenados pelos usuários. Usuários conhecer seus direitos tendo acesso ao prontuário.

Luciano, Nilson, Fernando, Amauri e Maria Regina, GUSM, foi apresentado os objetivos e o impacto dos usuários. Ajuda mutua, e uma atividade que ajuda os pacientes de saúde mental em Campinas.
Nilson, apresentou uma musica com o nome de URUCI e GAM,  e a importância da arte  junto da URUCI e da GAM no Brasil..

Com pesar o Fernando apresentou  uma homenagem ao falecimento do nosso amigo Renato felix que fazia parte do nosso comitê cidadão. Que nos transmitia alegria com suas piadas.

Não podemos deixar passar em branco de fazer uma homenagem aos brasileiros que encontramos aqui em Montreal



Nenhum comentário:

Postar um comentário